Exemplos de laudos de algumas das perícias realizadas. São mostradas algumas páginas de cada laudo, sem referências identificadoras, dando uma visão geral dos escopos e da profundidade dos trabalhos realizados:

 
               
 

 

   

    

1 - IMÓVEL EM REFORMA - REFORÇO

Durante a reforma de um apartamento, estava sendo demolida a parede divisória entre a sala de estar e o cômodo adjacente, quando os peritos foram chamados para verificar se a estrutura permitiria tal intervenção. Como não havia vigas de concreto armado acima da parede, projetou-se uma estrutura metálica de reforço.

 

 
                   

2 - CONTESTAÇÃO DE LAUDO OFICIAL

Após uma colisão automobilística, as autoridades emitiram um laudo declarando valores de velocidade com que os veículos estariam trafegando. A perícia independente provou que os dados oficiais utilizados não permitiriam a determinação das velocidades com certeza científica. Foram calculadas várias hipóteses limítrofes, indicando as possibilidades para cada um dos veículos.

 

 

 

 

     

3 - COLAPSO DE SILO de 15 mil toneladas

Um silo graneleiro com altura de 42 m, recém-construído em concreto protendido, sofreu colapso estrutural e tombou, durante o segundo teste de carregamento. Na perícia, levantaram-se as origens do fenômeno, explicou-se o mecanismo do colapso e foram apontadas as causas das rupturas.

 

               

4 - COLISÃO NOTURNA

Examinou-se uma colisão automobilística ocorrida em uma rodovia, às 18h20 de um dia quase dois anos antes da perícia. Além do cálculo das velocidades dos veículos antes da colisão, uma questão crucial era a visibilidade para os motoristas. Os documentos oficiais não informavam se era dia ou noite no momento da colisão. Determinou-se o horário do poente no dia da colisão (17h54): havia anoitecido 26 minutos antes da colisão, com naturais implicações quanto à visibilidade para os motoristas.

 
         
         

5 - POSTO DE COMBUSTÍVEIS - Reforço estrutural 

A cobertura da área de abastecimento de um posto de combustíveis apresentava deformações excessivas, principalmente quando submetida a ventos fortes. O exame mostrou que a estrutura tinha rigidez insuficiente e uma das treliças metálicas mais importantes tinha um banzo rompido por corrosão. Projetaram-se reforços para a estrutura e uma nova treliça em substituição à avariada.

 
         
         

6 - ANÁLISE DE COLISÃO COM DADOS DA NHTSA

Na determinação das velocidades de dois veículos antes da colisão, foi medida a temporização dos semáforos em torno do local, para a análise cinemática dos movimentos. O estudo da transformação de energia cinética em energia de deformação durante a colisão entre os veículos e em colisão posterior com um poste foi instrumentalizado com dados de "crash tests" da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration - USA), a qual realiza medições em colisões entre veículos e com  impactadores normalizados, em laboratório. 

 
         
         

7 - CÁLCULO DE EVAPORAÇÃO EM LAGO

Um lago artificial paisagístico ligado a uma cisterna através de um canal a céu aberto apresentava acentuada perda de água diária. A alegação do executor era de que a perda de água era normal, devido à evaporação natural. O exame e os cálculos posteriores mostraram que a evaporação diária era muito menor do que a perda de água medida. Essa conclusão justificou a execução de  sondagens, as quais revelaram a existência de vazamentos na tubulação de retorno da cisterna para o lago.

 
         
         

8 - INSTALAÇÃO HIDRÁULICA: piscina e cascata

A cascata de uma piscina funcionava com baixa eficiência: a água não era projetada, mas escorria irregularmente. Realizado o exame de toda a instalação, foram constatadas algumas inconformidades da obra e um subdimensionamento do sistema de bombeamento. O cálculo realizado apontou para o valor da vazão necessária e a potência do novo conjunto moto-bomba a ser instalado.

 
         
         

9 - CASA AVARIADA POR OBRA ADJACENTE

Uma operação de escavação em uma obra de construção civil provocou o desmoronamento do solo no terreno vizinho. Resultaram vazios sob a fundação das paredes e dos pisos da casa vizinha. Constatadas as avarias (recalques diferenciais nos pisos e rachaduras nas paredes) e suas causas, foram especificados os procedimentos corretivos.

 
         
       
       

       

Coordenador Técnico: eng. civil Moacyr Molinari - CREA 15.586-D/PR

         

      

    E-mail