top of page
dji_export_1642870238461-min.jpg

Colisões automobilísticas - 

acidentes de trânsito

Algumas situações periciadas

Foi examinada uma colisão automobilística ocorrida em uma rodovia, quase dois anos antes da perícia, às 18h20 . Além do cálculo das velocidades dos veículos antes da colisão, uma questão crucial era a visibilidade para os motoristas. Os documentos oficiais não informavam se era dia ou noite no momento da colisão. Determinou-se o horário do pôr do Sol na exata posição da colisão (17h54): havia anoitecido 26 minutos antes da colisão, reduzindo a visibilidade para os motoristas.

Após uma colisão automobilística, um laudo oficial afirmava valores de velocidade dos veículos antes do impacto. A perícia provou que os dados oficiais utilizados não permitiriam a determinação das velocidades com certeza científica. Foram calculadas várias hipóteses limítrofes, indicando as possibilidades para cada um dos veículos.

Clique para ver o exemplo resumido 3 de laudo de perícia de colisão automobilística.

Na determinação das velocidades de dois veículos antes da colisão, foi medida a temporização dos semáforos em torno do local, para a análise cinemática dos movimentos. O estudo da transformação de energia cinética em energia de deformação durante a colisão entre os veículos e em colisão posterior com um poste foi refinado com dados de "crash tests" da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration - USA), a qual realiza medições em colisões entre veículos e com  impactadores normalizados, em laboratório. 

©2025 por Moacyr Molinari - peritos e engenheiros associados

bottom of page